As 8 melhores bandas do Rock Nacional anos 80 e 90

As 8 melhores bandas do Rock Nacional anos 80 e 90

A era de ouro aconteceu no Rock Nacional anos 80 e 90. Para muitos, essas duas décadas formaram o ápice do que hoje conhecemos como Rock Nacional. Afinal, bandas icônicas como Barão Vermelho e Legião Urbana surgiram no período.

Foto do Barão Vermelho em 2017
Barão Vermelho em 2017

Eu particularmente gosto bastante de várias músicas da época e tenho muito carinho pelo que foi feito no Barão. Aliás, esse post foi impulsionado por estar ouvindo os maravilhosos álbuns do Engenheiros do Hawaii repetidamente!

Com essa ótima motivação, resolvi fazer uma lista com algumas das melhores bandas das duas décadas na minha humilde opinião. Mas antes, não posso deixar de mencionar como essa sonoridade única dos brasileiros influenciou o Carminium diretamente, né?

Influências do Rock Nacional anos 80 e 90 no Carminium

Como falei no post sobre o Rock Nacional, o Carminium tem um trecho completamente inspirado no samba na Taxi Driver. Mas quer outra referência do Rock Nacional anos 80 e 90? Então saiba que a Train Of Souls tem um boooom pé no Barão Vermelho.

Barão Vermelho

Minha mãe sempre foi fã de Cazuza, então a sonoridade do Barão Vermelho está entranhada na minha alma. Aliás, essa foi a primeira banda de Rock Nacional anos 80 e 90 que eu me lembro de ter ouvido e gostado. Lá no auge dos meus 7 anos.

Na época, eu lembro que adorava as letras da banda e a voz do Cazuza. Mas na adolescência é que o som deles me pegou com mais força. Principalmente por causa da veia blues rock e classic rock que eles traziam, como é bem perceptível nessa música:

READ  Conheça as 4 bandas de rock anos 90 mais pesadas

Kid Abelha

O Kid Abelha me traz tantas lembranças da infância quanto o Barão Vermelho. Aliás, que criança que nasceu em 90 não tinha pelo menos o CD (ou até mesmo a fita!) do acústico da banda? E qual casa não o tocou repetidamente por pelo menos algum período?

A voz da Paula Toller também é outra que marcou minha infância. No entanto, essa banda de Rock Nacional anos 80 e 90 me chamou mais atenção devido aos arranjos. Até mesmo por ouvir bastante dos acústicos, como esse:

Isso que é sofrência da boa!

Engenheiros do Hawaii

Essa é mais uma banda de Rock Nacional anos 80 e 90 que sempre gostei, embora não conhecesse muito. Hoje volto a reconhecer a genialidade deles, pois estou ouvindo um pouco mais graças à recomendação do Matheus (que também escreve aqui).

E digo que sou mais um daqueles que não sabe porque as pessoas têm tanta birra com a banda. Quem tem arranjos tão bons quanto “Pampa no Walkman” e linhas de baixo tão absurdas quanto “A Violência Travestida Faz Seu Trottoir” merece meu TOTAL respeito.

Mamonas Assassinas

Conhecidos pelas letras engraçadas, os Mamonas foram uma banda de Rock Nacional anos 80 e 90 gigante no período. No entanto, a carreira deles foi interrompida por um trágico acidente de avião.

Mas saindo desse assunto pesado, eles são mais uma galera que eu admiro por misturar as músicas bastante elaboradas com o mainstream. Muitas coisas eram veladas, mas os caras tinham vááárias influências.

Perceba, por exemplo, a semelhança entre The Mirror do Dream Theater e Bois Don’t Cry dos brazucas em 1:25 da música:

Titãs

Apesar de sempre gostar do Rock Nacional anos 80 e 90, eu sempre acreditei que os sucessos mainstream da época não eram pesados. E os Titãs retiraram essa imagem por completo da minha cabeça!

READ  7 bandas underground do Metal Nacional que você precisa conhecer

Isso aconteceu quando eu vi esses caras no Rock’n Rio e… Deus! Que baita sonzera que eles tiraram quando começaram a tocar Bichos Escrotos.

Ouça essa música se você quer conhecer o peso misturado à clássica sonoridade do Rock Nacional anos 80 e 90. E outra dica: o não se esqueça de ouvir o fantástico álbum Cabeça Dinossauro inteiro!

Angra

E se falamos de peso no Rock Nacional anos 80 e 90, não podemos deixar de falar do Angra, né? A primeira fase da banda já era extremamente influenciada pelo Power Metal, misturando elementos da música brasileira ao seu som.

Isso aconteceu de maneira excepcional no fantástico (e meu preferido) Holy Land, um grande clássico das bandas de rock na década de 90. Mas eu tenho certeza que já falei tantas vezes dele por aqui, então deixarei outro grande nome dos caras:

Legião Urbana

Não dá pra falar de Rock Nacional anos 80 e 90 sem mencionar o Legião, né? A banda foi um marco na história por causa das suas letras, hits que marcaram época (sendo lembrados até hoje) e, claro, pela voz inconfundível do Renato Russo.

O Legião Urbana tinha muitas influências do The Cure, Joy Division e The Smiths. Hoje, ela é conhecida por trazer essa sonoridade ao nosso país, mas com letras que abordavam o cenário da população brasileira. Perceba isso na icônica “Que País É Esse?”:

Cássia Eller

Outro estrondo do Rock Nacional anos 80 e 90 foi a Cássia Eller! Ela é mais uma artista que fez um acústico famosíssimo (que também tinha vaga garantida nos porta CDs das casas no início dos anos 00) e que morreu tragicamente.

READ  Rock Nacional: tudo que você precisa saber sobre o gênero

Com muitos e muitos covers, a carreira da cantora foi permeada por releituras de músicas. Sejam elas famosas ou não! E a canção que mais me marcou, certamente foi a “Top Top”, uma versão da composição dos mutantes:

Como sempre, qualquer lista vai deixar de citar alguns grandes nomes. Aqui não foi diferente e eu sei que Sepultura, Pato Fu, Raimundos e até mesmo bandas underground da época não estão nesse post.

Então eu passo a bola novamente pra vocês: quais outros artistas do Rock Nacional anos 80 e 90 deveria estar nessa lista? Comenta aí embaixo! E não se esqueça de seguir o Carminium no Instagram pra conhecer novos sons nacionais!

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu