7 bandas brasileiras anos 80 que mudaram o Rock Nacional

7 bandas brasileiras anos 80 que mudaram o Rock Nacional

A salada musical no Rock Nacional já era bem única desde o início. Tinha ié ié ié pra quem queria algo mais popzão, Mutantes pros progeiros etc. Mas as bandas brasileiras anos 80 expandiram ainda mais o leque do gênero, indo desde o Legião Urbana até o Sepultura.

E a sonoridade alcançada durante esses dez anos é muito única, pois muitas bandas brasileiras anos 80 misturavam o peso do Rock com algo bem abrasileirado. E isso acabou abraçando diversos gostos dos brasileiros que apareciam nas mais variadas bandas.

Quem queria algo bem pesado, poderia ir ao Heavy Metal do Viper ou ao Thrash Metal do Sepultura. Já aqueles que buscavam algo mais swingado podiam ir facilmente aos Paralamas do Sucesso. Quer algo mais elaborado? Vai de Engenheiros do Hawaii.

Aqui falaremos de todas essas e algumas outras bandas brasileiras dos anos 80 que marcaram o Rock Nacional e são lembradas até hoje. Mas antes de começar, vale ressaltar como elas também foram grandes influências diretas a nós, né?

Influências das bandas brasileiras anos 80 no Carminium

Pro Carminium, as bandas brasileiras anos 80 vieram pra unir sonoridades à salada musical que nos propomos a fazer. Um pouco do Blues Rock que perpassou os anos 80 no Brasil e no mundo está presente na Train Of Souls, canção do nosso primeiro EP.

Legião Urbana

Acho que o Legião Urbana é o que define as bandas brasileiras anos 80 para muita gente. Canções como Eduardo e Mônica, Pais e Filhos, Tempo Perdido e Vento no Litoral marcaram época. Isso sem falar das letras magníficas e, claro, da icônica voz do Renato Russo.

READ  As 8 melhores bandas do Rock Nacional anos 80 e 90

São muitos fatores que fizeram o Legião Urbana perpassar o espaço tempo e figurar como um dos maiores nomes da música brasileiras. E dá pra perceber o motivo fácil fácil:

Sepultura

Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura (uma das principais bandas brasileiras anos 80)

O Sepultura seria uma das principais bandas de Thrash Metal do mundo se não fossem os seus problemas internos. E essa afirmação não é minha, mas sim de um dos grandes nomes do Heavy Metal mundial.

Parece meio estranho uma banda brasileira anos 80 ter todo esse reconhecimento? Sim, pode soar anormal aos nossos ouvidos acostumados a ouvir tanto Thrash internacional. Mas isso é muito fácil de entender ao ouvir seus clássicos como Roots Bloody Roots:

Toda a maestria da banda ao mesclar a sonoridade abrasileirada com o peso do Heavy Metal é muito única e merece ser aplaudida de pé. Até por isso mesmo que eles foram reconhecidos como a terceira melhor banda de Thrash Metal de todos os tempos pela SPIN.

Barão Vermelho

E se falamos de letra com o Legião Urbana, não podemos deixar de falar desse fator no Barão Vermelho. Cazuza é um verdadeiro gênio, um grande ícone das letras nas bandas brasileira anos 80 e nas outras décadas. Olha como isso é genial:

Mas ok, o Cazuza sempre é apontado quando falamos do Barão Vermelho, mas o que dizer do Frejat? Eu costumo não gostar dos timbres no Rock Nacional, mas olha… Barão é uma bela exceção e Frejat é outro gênio. Ouve só a música anterior prestando bastante atenção na guitarra!

Titãs

Titãs tem peso, tem música fofinha… tem de tudo! São hits e mais hits que formaram uma unidade cheia de nuances. Mesmo que você não curta muito essa banda brasileira anos 80, vale a pena pelo menos conhecer os extremos deles pra perceber a tamanha criatividade.

READ  Rock Nacional: tudo que você precisa saber sobre o gênero

Paralamas do Sucesso

O Matheus, baixista do Carminium costumam dizer que os Paralamas do Sucesso são o The Police brasileiro. Eu não entendia muito bem até parar pra ouvir essa banda brasileiras anos 80 e realmente perceber que tem bastante haver. Um pouco dessa influência está aqui:

O mais engraçado é que agora o João Barone (baterista da banda) se juntou ao baixista Rodrigo Santos (ex Barão Vermelho) para tocar com o Andy Summers (guitarrista do The Police) para formar o Call The Police. Juntos, eles formam a banda cover do The Police e tocam vários clássicos deles.

Engenheiros do Hawaii

Porque eu disse que Engenheiros é algo mais complexo? Bem, qualquer pessoa que decidir tocar algumas músicas dessa banda brasileira anos 80 vai se impressionar com os níveis de arranjo dos caras. E mais: em canções MUITO fáceis de se ouvir.

E mais: você não precisa nem ir muito longe para perceber isso. Não é necessário ir lá no fundo da discografia deles para encontrar algo assim. Dá uma ouvida nesse acústico completo e perceba como cada detalhe é extremamente bem feito por aqui:

Viper

O Viper foi a primeira banda do André Matos, ex-vocalista do Angra e Shaman. Fundada em 1985, a banda brasileira anos 80 ficou bastante conhecida por causa do seu vocalista, mas é preciso reconhecer que não era apenas isso.

O Theatre of Fate, segundo álbum dos músicos, tem músicas bastante Heavy Metal e vários momentos com arranjos bem legais que saem um pouco do clichê do gênero. Ouvimos e percebemos ambas as características na lindíssima Living For The Night:

Além dessas bandas, muitas outras fizeram sucesso durante os anos 80 aqui no Brasil. E, como dito ao longo do texto, abraçando os mais variados gostos. Tem Heavy Metal pra quem é de Heavy Metal, “Indie” pra quem é de “Indie” etc.

READ  7 bandas underground do Metal Nacional que você precisa conhecer

Mas ó, você pode se aprofundar ainda mais na sonoridade do Rock Nacional indo além das bandas brasileiras anos 80. Aqui no blog também temos um artigo que aborda um aspecto geral falando sobre a década de 80 e 90 no Rock Brasileiro.

E aí, você adicionaria mais quais outros nomes nessa lista? Deixa nos comentários o que faltou aí pra você. E não se esqueça de seguir o Carminium no Instagram para conhecer mais sobre novas bandas brasileiras!

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu