7 bandas underground do Metal Nacional que você precisa conhecer

7 bandas underground do Metal Nacional que você precisa conhecer

O Rock Nacional sempre trouxe grandes músicas e mesclas da sonoridade brasileira com o peso do gênero (Sepultura e Angra estão aí pra provar!). Ao longo dos últimos anos, isso se intensificou ainda mais e vááárias bandas underground surgiram e puderam mostrar seu trabalho na internet.

A função desse blog é justamente a de mostrar o trabalho de algumas bandas independentes espalhadas pelo Brasil, além de espalhar conteúdo sobre o Rock. Mas pra que o gênero continue a viver, precisamos descobrir bandas novas, né?

Por isso listamos 7 nomes nacionais que estão criando ótimos sons no nosso país e que torcemos para – quem sabe – criar um novo movimento do Heavy Metal nacional!

Carminium

O Carminium é uma banda underground de Heavy Metal fundada na zona oeste do Rio de Janeiro em 2017. O som dos quatro traz um monte de influências de Rock Clássico com uma sonoridade bem anos 70 (e isso é bem perceptível nos extensos solos ao vivo), mas com alguns toques de peso mais modernos. Ouça um pouco disso na Social Phobia:

O repertório dessa banda independente passeia entre músicas com muitas variações e grandes seções instrumentais, como a do vídeo acima e a Taxi Driver, e outras mais diretas. Ou seja, o Carminium é pra quem quer viajar em sons com toques ligeiramente progressivos, mas que também quer ouvir algumas boas porradas. como essa:

O Carminium está terminando de gravar o seu primeiro EP que sairá nesse ano, mas ainda sem data definida.

Hellming

O Hellming é uma banda underground de Death/Thrash Metal fundada no Rio de Janeiro em 2017. Diretamente influenciados pelo Sepultura, os quatro integrantes têm uma veia extremamente pesada pulsando em cada power chord tocado. Não preciso falar muito sobre isso se você ouvir faixas como a War Bullets. Tire suas conclusões:

READ  As 8 melhores bandas do Rock Nacional anos 80 e 90

Ok, apesar de ser uma boa apresentação dessa banda independente, essa não é a meu som preferido dos caras. Pra mim, o melhor deles fica com a Greedy Thoughts! Até porque, quem já foi em um show do Hellming sabe a força que a introdução dessa música tem. E o refrão então… Bem, novamente, ouça e tire usas próprias conclusões:

O Hellming também está trabalhando no lançamento do primeiro EP e tem previsão de mostrá-lo ao mundo em abril de 2020. Como Artthur de Souza, vocalista e guitarrista da banda, diz o objetivo de todo o trabalho deles é passar uma mensagem, emoção relativas ao humano com as letras e músicas.

Sagittarion

O Sagittarion é uma banda underground de Heavy Metal fundada no Rio de Janeiro em 2017 e quem ouve o som dos caras também já percebe as influências do metal clássico de cara. No primeiro lançamento deles eu já gostei bastante de como os backing vocals são trabalhados e, claro, do solo maravilhoso:

Mas, novamente, eu ainda prefiro outra música do repertório deles: a fantástica Scarlet Rose. Mas bem, como quem acompanha o blog já deve ter percebido que eu gosto muito hehe, prefiro deixar outra bem legal por aqui, a Hate By My Side:

Ambas as músicas estão no EP Reborn lançado em 2018, disponível em todas as plataformas digitais!

Rygel

O Rygel é uma banda underground de Heavy Metal moderno fundada no estado de São Paulo em 2000. Com influências do Hard Rock ao Death Metal, os caras já tem três álbuns lançados e acumulam reconhecimentos recebidos por mídias como o Road To Metal.

Um desses reconhecimentos foi a premiação, estando entre as 5 melhores composições de Metal de 2017 com a música ANGELS OF CLAY. Se liga no musicão:

READ  Heavy Metal: tudo que você precisa saber sobre o gênero

Outra música desse mesmo álbum que também merece destaque é a Ocean Between Us. Um refrão que gruda demaaaais numa música que pode até mesmo ser considerada como uma balada pro padrão pesado da banda independente Rygel haha:

Kryour

O Kryour é uma banda underground de Death Metal Melódico fundada no estado de São Paulo em 2014. Suas primeiras influências vieram do Heavy e Thrash Metal, com bandas como Metallica, Black Sabbath, mas como eles mesmo dizem, seu single mostra que “não existe uma uniformidade de estilo para que se possa definir seu trabalho”:

Esse foi o primeiro single do Kryour e os caras também se tornaram muito conhecidos por serem extremamente técnicos, tendo composições incríveis. Eles aprimoraram ainda mais a própria sonoridade ao longo dos anos e lançaram o sensacional álbum Where Treasures Are Nothing em 2019, com pérolas como essa:

Essa banda independente é a prova viva de que você não precisa abdicar da musicalidade pra fazer músicas complexas e que toquem o ouvinte.

Maestrick

O Maestrick é uma banda underground de Rock Progressivo fundada em 2011 e já tem dois álbuns lançados desde então. Confesso que é uma das minhas bandas preferidas da lista e é mais uma que retoma uma sonoridade mais clássica no que faz. De quebra ainda tem um ótimo pianista pra me agradar hehe. Dê uma ouvida na ótima H.U.C:

Eu sou fã de mesclas do Rock Nacional com a música brasileira, até mesmo por isso que Holy Land é um dos meus álbuns preferidos. E a minha paixão à primeira ouvida dessa banda independente é a faixa Pescador. Uma vibe gostosíssima e eu não tenho nem muitas palavras pra descrever essa música:

READ  7 bandas brasileiras anos 80 que mudaram o Rock Nacional

Maieuttica

O Maieuttica é uma banda underground de Heavy Metal fundada no Rio de Janeiro em 2011. Suas principais influências são variadas e passeiam por Sepultura, Lamb of God, Pink Floyd e muito mais. Essa mistura já gerou 2 álbuns, incluindo o excelente Hiatus: Ausência que tem faixas pesadíssimas, como a Além da Lei:

A banda independente também passou pela seletiva do Rock In Rio 2015 quando já tinha lançado a música Transição, bastante conhecida no underground. Dá uma ouvida no som que já é um clássico deles:

E as suas bandas underground preferidas?

Aqui eu falei de algumas bandas independentes que gosto bastante, mas sempre trazendo um olhar pessoal. É claro que eu poderia citar vários outros outros nomes como Sioux 66 e Hicsos, mas essa lista ficaria enorme.

Bem, deixo essa função de aumentar essa lista de bandas underground com vocês aí nos comentários. Quem vocês acham que está fazendo ótimos sons Brasil a fora e merecia mais destaque? Além disso, segue a página do Carminium no Instagram, estamos sempre postando mais sobre diversas bandas por lá!

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu