7 bandas de Rock anos 70, muito além de Zeppelin, Purple e Sabbath!

7 bandas de Rock anos 70, muito além de Zeppelin, Purple e Sabbath!

Por muito tempo as bandas de Rock anos 70 eram as que mais populavam meu antigo mp3. Digo isso porque sempre fui um grande fã do Rock Clássico e essa foi a década que o gênero emergiu.

É claro que muito dessa fama se deu por causa da tríade Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath. Afinal, eles alçaram o Rock a uma nova onda de sucesso e com diferentes sonoridades.

Todas beberam bastante da fonte de bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who, mas chegaram a algo único. E é justamente sobre isso que falarei nesse artigo, mas indo por outro lado: mostrando bandas de Rock anos 70 que também valem (e muito) a ouvida!

Mas antes, comecemos falando sobre como tudo isso influenciou o Carminium.

Influências do Rock Anos 70 no Carminium

O Carminium tem muitas influências das bandas de Rock Anos 70 entre os seus membros. Inicialmente, a banda queria trabalhar numa linha bem mesclada entre Sabbath e Zeppelin, mas no fim acabou entrando em algo meio Purple. Essa salada é facilmente perceptível na Train Of Souls:

Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath

Tá certo, eu sei que muita gente já conhece essa tríade das bandas de Rock anos 70. Eu também sei que na realidade elas começaram nos anos 60, mas convenhamos que o ápice foi na década seguinte, né?

Além disso, mesmo tendo essas informações eu ainda sinto a obrigação de falar brevemente sobre elas. Vai que quem chegar nesse artigo não conhece essas GIGANTES bandas de Rock Clássico?

READ  As 8 músicas mais memoráveis do Rock Clássico Internacional (e que você nunca ouviu!)

Então sem mais delongas, vamos a uma música que (pra mim) define bem o trabalho de cada uma pra você decidir em qual imergirá primeiro. Quase uma roleta russa aqui hehe.

Aliás, vale ressaltar que muitos nomes atuais beberam da fonte dessa tríade das bandas de Rock anos 70. Dois exemplos de bastante sucesso são o Rival Sons e o Greta Van Fleet, grupos que já abordamos brevemente aqui no blog.

U2

Que atire a primeira pedra quem nunca se emocionou ao ouvir With Or Without You na fossa. Saindo bastaaaante do Rock Clássico temos um ícone do Pop Rock aqui: U2.

U2, uma das principais bandas de rock anos 70

Nessa banda de Rock anos 70, a voz icônica de Bono Vox e as guitarras muito bem timbradas do The Edge são características facilmente lembradas. Além disso, muuuuitos e muitos clássicos.

Pra mim, os que mais marcaram certamente foram I Still Haven’t Found What I’m Looking For, Pride (In The Name of Love) e claro, a fantástica Red Hill Mining Town. Ouve essa última e me diz se não é feeling puro:

Diamond Head

Todo fã de Metallica conhece a clássica “Am I Evil?” do Diamond Head. Fundada em 1976 na cidade de Stourbridge na Inglaterra, essa banda de Rock anos 70 influenciou muita gente do Thrash Metal.

Ela inclusive foi uma das primeiras bandas de New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), tendo feito turnês junto do AC/DC e do Iron Maiden. Pra saber o porquê deles serem tão adorados, basta ouvir a música que eu citei anteriormente:

Secos e Molhados

Vamos pras bandas de Rock anos 70 no Brasil? Pois é, também tivemos bastante coisa por aqui depois do ié ié ié. E foi muito além desse gênero, saindo bastante do “Pop Rock” (digamos assim).

READ  Discografia do Rush: o Rock Progressivo em tons de mágica

Secos e Molhados é uma banda que flerta com o progressivo e tem várias passagens bem complexas. Você pode inclusive fazer um medley de Primavera nos Dentes com Breath do Pink Floyd. Compare as duas e veja as similaridades:

Rush

Já falei amplamente sobre essa banda de Rock anos 70 aqui no blog, tendo feito inclusive um artigo sobre a discografia do Rush. Já dá pra ver que essa é uma das minhas preferidas, né?

Pois é, ela certamente está no meu top 10 e eu consigo lembrar de cabeça várias músicas que fizeram parte da minha formação musical. Uma delas é essa belezinha que é a Passage to Bangkok com um riffão maravilhoso no início:

Iron Maiden

Mais do puro princípio do Heavy Metal aqui nesse post com o Iron Maiden. A banda é uma das que mais fez sucesso no gênero, tendo lançado hits atrás de hits.

Muitas pessoas acham que a banda criou composições similares ao longo da sua carreira, mas eu julgo que é apenas a marca deles. Ok, algumas coisas são realmente parecidas, mas não desmereço isso. Tire suas próprias conclusões ao ouvir algumas músicas deles:

Queen

Outro ícone do Pop Rock e (também) uma das minhas bandas de Rock anos 70 preferidas. Aliás, de todos os tempos! Ainda tô devendo um post sobre o Queen para babar o John Deacon. Isso mesmo que você leu!

Eu amo o Freddie Mercury e ele é uma das minhas principais referências. O Brian May tem timbres únicos e foi o primeiro guitarrista que eu reconheci o timbre na vida. Mas o John Deacon… ele não fez só Another One Bites On The Dust!

READ  Rock Clássico: tudo que você precisa saber sobre o gênero

Eu simplesmente amo as linhas de baixo do cara e algumas das suas composições. Não tem como não se apaixonar por músicas como as que eu vou mostrar abaixo. Presta atenção nos baixos perfeitos que essa banda de Rock anos 70 trazia:

Casa das Máquinas

Voltando ao Brasil, temos outro ícone das bandas de Rock anos 70 bastante influenciado pelo Rock Progressivo: a Casa das Máquinas. Um dos seus principais hits na época foi a Vou Morar no Ar, cheia de psicodelia!

Detalhe interessante: você conhece o Andria Busic, baixista e vocalista do Dr Sin? Pois é, o cara já tocou durante um retorno do Casa das Máquinas entre 2008 e 2010! Doideira, né?

Mais doideira ainda seria você não completar essa lista com as suas bandas de Rock anos 70 preferidas nos comentários! Afinal, deixamos muitos nomes que poderiam estar por aqui facilmente, tais como Judas Priest, Rainbow, The Police e diversos outros.

E sabe o que ainda seria mais doido? Você esquecer de seguir o Carminium no Instagram! Tem muita influência de bandas de Rock anos 70 te esperando por lá. Segue a gente e confere os nossos lançamentos!

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu