5 bandas de Rock Clássico que devem estar na sua playlist

5 bandas de Rock Clássico que devem estar na sua playlist

As bandas de Rock Clássico praticamente moldaram o que conhecemos do gênero como um todo hoje. Muito do som atual tem bastante base no que foi criado lááá atrás nos anos 60 e 70, depois do Rockabilly.

Até mesmo no Rock Nacional encontramos algumas boas influências dessa vertente desde os anos 70 com os Secos e Molhados, por exemplo. Isso se estende até os dias de hoje com a Carminium e muitas outras bandas.

Nesse artigo falarei brevemente sobre o que é o Rock Clássico e listarei algumas bandas e músicas essenciais para quem quer conhecer essa vertente. Mas que tal começar esse artigo falando um pouquinho sobre esse espaço no rock brazuca atual?

Influências das bandas de Rock Clássico na Carminium

A Carminium é extremamente influenciada pelo Rock Clássico. Com solos de teclado a lá Deep Purple, timbres e levadas ’70s misturadas ao peso moderno e muitas jams ao vivo, várias pessoas consideram que os quatro praticamente formam uma banda de Rock Clássico. Dá uma ouvida na Train Of Souls e diz se isso não é verdade?

O que é o Rock Clássico?

É meio difícil definir o que é o Classic Rock porque as pessoas têm interpretações variadas sobre o assunto. Alguns falam que o clássico vem da sonoridade do blues ou do rockabilly, outros pensam em bandas de Rock Clássico mais antigas etc.

Imagem dos Beatles que, para muitos, são uma banda de Rock Clássico
Beatles: banda de Rock clássico?

Como isso é muito pessoal, vou dar a minha visão: para mim, uma banda de Classic Rock mistura os dois fatores. São aquelas que formaram as raízes do Rock mais pesado que conhecemos atualmente (polêmica: por isso eu excluo os Beatles) e também começaram suas atividades lá pelos anos 60 ou 70.

READ  7 bandas de Rock anos 70, muito além de Zeppelin, Purple e Sabbath!

É claro que essa é apenas uma visão, mas qui no nosso site temos um artigo muito bem escrito pelo Matheus Campos sobre o Rock Clássico. Nele, você pode ver uma opinião mais a fundo sobre o assunto, enquanto aqui eu falarei sobre algumas bandas de Rock Clássico.

5 bandas de Classic Rock que você deve ouvir

Esse não é nenhum top 5, até porque nem eu mesmo conseguiria escolher exatamente as minhas cinco preferidas. Preferi selecionar 3 bandas de Rock Clássico que julgo serem imprescindíveis para quem quer mergulhar no tema e 2 outras não tão conhecidas. Sem mais delongas, vamos a elas!

Led Zeppelin

Devo começar com Led Zeppelin que é a minha banda de Rock Clássico preferida – e que só não me apresentou ao Rock porque o Red Hot veio antes. Indo desde músicas pesadas como Achilles Last Stand, até as mais tranquilas, como The Rain Song, os quatro marcaram a história da música mundial.

Inclusive, John Bonham (ou Bonzo) é considerado por muitos como um dos melhores bateristas do Rock de todos os tempos. Veja essa mistura de peso e seções mais “tranquilas” com uma bateria insana na música Dazed And Confused:

Grand Funk Railroad

Você conhece a história de uma banda de Rock Clássico que abriu para o Led Zeppelin e agitou mais o público que a atração principal? Pois é, esse é o Grand Funk Railroad! O trio também tem músicas beeeem pesadas e um vocal rasgadíssimo cheio de feeling.

E mais: os três fazem das suas músicas quase que jams. Até as versões gravadas! Ouve só a Inside Look Out:

The Who

Ok, algumas pessoas vão achar meio estranho eu excluir os Beatles dentre as bandas de Rock Clássico, mas colocar o The Who. Mas calma aí, vou me justificar: pra mim o grupo britânico foi um dos primeiros mais famosos a trazer o peso que influenciou tantos músicos que conhecemos hoje.

READ  As 8 músicas mais memoráveis do Rock Clássico Internacional (e que você nunca ouviu!)

E, na minha visão, isso acontece muito por causa da cozinha extremamente poderosa do The Who. Sente essa pressão absurda do som da bateria da Won’t Get Fooled Again. Keith Moon é um Deus!

Deep Purple

Sou um fã de Deep Purple (você pode perceber isso nos órgãos da Social Phobia no Carminium) e não posso deixar essa banda de Rock Clássico de fora. Com um catálogo MUITO extenso, o grupo britânico tem várias fases e é bem difícil escolher uma melhor.

Eu fico com a primeira época do Ian Gillan, mesmo adorando os álbuns com o Coverdale, pois amo as viagens sonoras que eles faziam. Lazy é uma prova disso sendo uma música praticamente só de solos. Ao vivo então…

Trapeze

Esse não é um nome tão conhecido, mas essa banda de Rock Clássico teve nada mais, nada menos que Gleen Hughes (ex-baixista e vocalista do Deep Purple) e Dave Holland (ex-baterista do Judas Priest). Já dá pra imaginar o peso, né?

Eu particularmente gosto muito do álbum Medusa que me lembra um pouco do próprio Deep Purple em alguns momentos. Dá uma ouvida na maravilhosa Jury:

Melhores Músicas de Classic Rock

Olha, esse artigo não abordou muuuuitas outras bandas de Rock Clássico, como Black Sabbath e Pink Floyd, por exemplo. Aqui, a minha ideia foi de mostrar alguns ícones e algumas pérolas escondidas.

Integrantes do AC/DC

Mas é claro que cavando mais e indo um pouco mais a fundo, você encontrará bastante coisa legal. Quer saber por onde começar com várias bandas de Classic Rock? Então eu vou listar algumas das melhores músicas do gênero (na minha humilde opinião) pra você ouvir e começar a sua exploração.

READ  Banda Greta Van Fleet: história e discografia

Ah, mas um detalhe: dessa vez não vou me ater a muitos quesitos e farei uma lista bem ampla. Incluindo algumas bandas de Rock Clássico mais atuais influenciadas pela galera das antigas, ok? Faça bom proveito!

Dogs – Pink Floyd

The Wizard – Black Sabbath

Love In An Elevator – Aerosmith

Limelight – Rush

Ride On – AC/DC

That Smell – Lynyrd Skynyrd

Still Of The Night – Whitesnake

Fell On Black Days – Soundgarden

Pressure And Time – Rival Sons

Black Smoke Rising – Greta Van Fleet

Blackbird – Alter Bridge

High Class Woman – Blues Pills

E aí, curtiu essa seleção de músicas de bandas de Rock Clássico? Adicionaria alguma? Deixa um comentário aí e podemos colocar por aqui! Ah, e não esquece de seguir a Carminium no Instagram pra saber as novidades sobre o nosso som!

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu