Rock Internacional Anos 90: conheça a salada musical da década

Rock Internacional Anos 90: conheça a salada musical da década

Red Hot Chilli Peppers, uma das maiores bandas do rock internacional anos 90
Bem a cara do RHCP

O Rock Internacional anos 90 teve representante do Grunge, do Pop Rock, do Rock Alternativo e até mesmo do Metal! Ou seja, teve som pra quem gosta de peso, pra quem gosta de um groove (seja ele pesado ou não) e até mesmo pra quem só quer curtir a farofada.

Na minha opinião, essa foi uma década muito rica pro Rock como um todo, devido a eclosão desses vários tipos de sonoridades. Nesse artigo eu vou tentar pincelar um pouco desse período, passando por algumas das facetas.

Mas antes, vamos ver um pouquinho da influência do Rock Internacional anos 90 nos dias de hoje com o Roots Metal!

O Rock Internacional Anos 90 no Carminium

Já associaram a Carminium ao Grunge dos anos 90. Se é verdade ou não, eu não posso dizer muito bem. Mas certamente ouvimos bastante dessa época! De qualquer forma, acho que o ouvinte que deve definir o que ele sente com o som, então fica aí a Blind Machine!

O Grunge nos Anos 90

Depois do Rock Clássico, o Grunge é o meu gênero preferido. Até mesmo porque ambos se conversam bastante, né? Pra mim, se misturarmos o Heavy Metal com o Rock Clássico chegamos no Grunge.

E no Rock Internacional anos 90 tivemos ótimos exemplos disso, como o Soundgarden e o Alice In Chains. No álbum Superunknown do Soundgarden, eu consigo ouvir algumas músicas que poderiam vir do túnel do tempo da década de 70, como a Let Me Drown:

Vai dizer que não lembra um “Led Zeppelin estranho”?

O Alice In Chains passa pelo mesmo no fantástico Dirt e em outros álbuns. Em muitos casos, a banda trazia umas pedradas retonas, que metaleiros e não metaleiros ouviriam tranquilamente:

READ  Thrash Metal: tudo que você precisa saber sobre o gênero

Vai dizer que não lembra um “Black Sabbath estranho” (na fase Dio)?

Além desses dois, também tivemos o Nirvana e o Pearl Jam que ganharam extrema notoriedade no Rock Internacional anos 90. Não vou me estender muito neles, pois são os nomes mais conhecidos do gênero. Mas vou deixar duas pérolas mais lado B das bandas:

Essa música tem a mesma base da Times Of Trouble do Temple Of The Dog

Ok, mas tendo mencionado os quatro grandes nomes do Grunge, eu não posso deixar de falar sobre Temple Of The Dog. Composta pelos membros do Pearl Jam + Chris Cornell, a banda só fez um álbum homônimo que pra mim é o melhor do Grunge.

O supergrupo foi formado para homenagear Andrew Wood (ex-vocalista do Malfunkshun e Mother Love Bone) que morreu tragicamente. E a música acima é um ode a ele, uma das primeiras vozes do Grunge. Descanse em paz.

Pop Rock Internacional Anos 90

Eu não peguei tanto do Pop Rock Internacional Anos 90, mas sei que houve uma eclosão do gênero na década. De cabeça, consigo lembrar claramente do Oasis e do Blur que protagonizaram a “batalha pelo Britpop“, digamos assim.

O Britpop demandaria um artigo só pra ele, mas basicamente foi uma resposta do Reino Unido ao som mais pesado do Grunge que surgia nos EUA e do Shoegaze conterrâneo. E no centro das atenções estavam as duas bandas citadas anteriormente.

Daí surgiram alguns clássicos da música inglesa no Rock Internacional anos 90, como a Wonderwall do Oasis e a Song 2 do Blur.

Saindo das terras da rainha, também temos o ótimo Cramberries fundada na Irlanda e que recentemente foi interrompida devido à morte da cantora Dolores O’Riordan. Aliás, uma das principais vozes das bandas de rock anos 90. Descanse em paz!

Rock Alternativo Anos 90

Eu digo que essa década foi marcada pelo Grunge, mas muitas pessoas diriam que o Rock Internacional anos 90 na realidade foi calcado no alternativo. E ok, não as julgo por isso porque também é verdade. Até mesmo Cranberries poderia estar nessa parte do texto!

READ  Conheça as 4 bandas de rock anos 90 mais pesadas

E o que pra muitos é o melhor álbum do Red Hot Chilli Peppers saiu justamente no início dessa década. Quem quer ouvir o melhor do funk na banda precisa conhecer o Blood Sugar Sex Magik! Dá uma conferida nessa música:

Esse riff inicial do Frusciante é absurdo!

Trazendo um pouco do peso pro Rock Internacional anos 90 no âmbito alternativo temos o Foo Fighters. Eles lançaram três grandes álbuns na época e estão na ativa até hoje lotando estádios pelo mundo.

Além deles, também tivemos os deuses do alternativo Radiohead. Eu não sou fã do Thom Yorke, mas ele é um anjo que caiu do céu, Deus supremo, maestro do caralho e dono do mundo. E quem não sente um peso no coração com No Surprises é porque já perdeu o órgão.

Ok, mas o melhor mesmo do Rock Internacional anos 90 fica pro final. Nessa década, o meu álbum preferido de todos os tempos foi lançado: Grace. Jeff Buckley é um anjo que caiu do céu, Deus supremo, maestro do caralho e dono dos céus e do mundo.

Quem gosta daquelas músicas cheias de intensidade, com momentos lá no alto e outros lá embaixo, PRECISA ouvir Jeff Buckley. A faixa homônima estoura no final com toques de genialidade em todo o arranjo ao longo de 5 minutos.

Minha namorada costuma dizer que esse é um cara que só os músicos conhecem e eu infelizmente concordo com ela. Mas gente, como é que pode essa pérola não estar nos ouvidos de cada pessoa do mundo até hoje? Olha isso!!!

Pelo amor de deus, gente… olha isso!

Muitas outras bandas poderiam estar aqui, mas eu preciso terminar esse tópico no Jeff Buckley. Infelizmente, ele também morreu tragicamente e só nos deixou um álbum. Descanse em paz, Jeff 🙁.

READ  Heavy Metal: tudo que você precisa saber sobre o gênero

Thrash e Heavy Metal Anos 90

Tivemos um lado alternativão e outro Grunge no Rock Internacional anos 90, mas também tivemos peso. E MUITO peso! Afinal, enquanto muita gente ouvia esses dois gêneros, uma reviravolta no Heavy Metal chamada Pantera acontecia.

Os quatro álbuns da banda nessa década trouxeram novos ares ao Metal e ao próprio Pantera que um pouco antes se restringia ao Glam Metal. Quem poderia dizer que a banda teria uma mudança de sonoridade tão grande como nessas duas músicas abaixo?

Megadeth
Megadeth representantes do Thrash Metal

Além deles, as quatro principais bandas do Thrash Metal americano se estabeleciam no cenário mundial e lançavam clássicos. Há muita coisa sobre o assunto e quem quiser saber mais pode ler o nosso artigo sobre o Thrash Metal.

Aqui, eu vou me ater a apenas um lançamento: o Black Album! O álbum do Metallica é um dos mais vendidos do Heavy Metal na história, se não o mais vendido, e tem clássicos como Enter Sandman e Nothing Else Matters. Mas a minha preferida fica aqui:

Na Social Phobia da Carminium tem até uma parte inspirada na música

Pra fechar, vamos a mais uma mescla de sons do Rock Internacional anos 90: Rage Against The Machine! A banda inovou ao misturar o Rap com o Rock e tem o GENIAL, Tom Morello. Falou de timbres diferentes na guitarra, falou em Tom Morello.

Bem, é claro que eu ainda poderia ter falado do Faith No More no Metal; do Blind Melon no Grunge; do Stone Temple Pilots, Blink-182 e Green Day no Alternativo; mas esse post ficaria enorme, né? Vou deixar esse trabalho extra pra você que tá lendo.

Coloca nos comentários quem você acha que marcou o Rock Internacional anos 90 e também deveria estar nessa lista! E não esquece de seguir o Carminium no Instagram pra saber mais sobre nós (e quem sabe ver algo diretamente influenciado pela década 👀).

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu