Conheça o peso do Rock Anos 2000 em 10 bandas

Conheça o peso do Rock Anos 2000 em 10 bandas

Pra muita gente da minha idade, a década 00 foi passada descobrindo um pouco do emo ou do core. O meu caso era diferente e ainda ficava nas músicas mais antigas que meus pais diziam ser muito som. No entanto, futuramente eu acabei descobrindo (e tomando bastante gosto) por várias bandas de Rock Anos 2000.

Avenged Sevenfold, banda de Rock Anos 2000
Avenged Sevenfold (uma das principais bandas de Rock Anos 2000) no palco

Dentre elas, algumas são mais alternativas, outras beiram o Stoner Rock ou o Rock Progressivo etc. Mas nesse artigo eu vou trazer alguns nomes que trazem pelo menos um pouco de peso, mesmo que mesclado com outras vertentes.

Então, aqui você conhecerá desde grandes nomes que beiram o rock alternativo até algo mais nichado que mescla o Folk Metal com o Doom. E claro, sempre mostrando como o Roots Metal bebeu dessa água!

Influências das bandas de Rock Anos 2000 na Carminium

O Carminium extraiu bastante das influências de Classic Rock da década, como o Rival Sons, mas o Metal Alternativo é o que mais aparece como influência do rock anos 2000. O Alter Bridge é uma das quais nos inspiramos para fazer levadas mais movimentadas e agressivas, como na Blind Machine:

Audioslave

Comecemos com uma das bandas que mais marcou o Rock anos 2000. Esse supergrupo era basicamente a mistura do Rage Against The Machine com o Chris Cornell no vocal. A junção uniu os drives e melodias de Cornell com o pulso pesado e cadenciado que já existia no Rage Against. O resultado? Músicas como essa:

READ  Conheça o clássico Superunknown do Soundgarden

Beyond Creation

O Death Metal Técnico está representado aqui – e muito bem representado no Rock anos 2000! – pela Beyond Creation. Nascida no Canadá, essa banda mistura muitos elementos pesados e já fez diversas tours com grandes nomes como o Arch Enemy. Dá uma ouvida no som deles:

Alter Bridge

Mais um supergrupo na lista, dessa vez o formado pela junção dos músicos do Creed com o Myles Kennedy. E olha… ela é um soco na cara pra quem achava que os músicos do Creed não poderiam trazer algo pesado no Rock anos 2000. Mark Tremonti é um Deus dos riffs e timbres, conseguindo criar socos na cara como esse:

Ps.: vale a ouvida no álbum mais recente que também tem várias canções sensacionais!

Blood Ceremony

Que tal misturar o peso do Heavy Metal com o Folk Metal e flautas bem influenciadas por nomes como o Jehtro Tull? Esse é o resultado da Blood Ceremony, uma das bandas mais diferentes dentre as que surgiram no cenário do Rock anos 2000. Dá uma ouvida no maior sucesso deles:

Avenged Sevenfold

Eu nunca fui muito fã do A7x, mas não podia deixar de colocá-los em uma lista de bandas pesadas do Rock Anos 2000. Aliás, o ex-baterista deles The Rev sempre foi um monstro trazendo linhas cheias de pressão e back’n vocals ensurdecedores.

Esse cara era tão absurdo que foi temporariamente substituído após a sua trágica morte por nada mais nada menos do que Mike Portnoy, uma das lendas do Metal Progressivo. Bem, fiquemos com uma música composta pelo The Rev (descanse em paz):

Black Country Communion

Mais um supergrupo pra lista? Sim, o Rock Anos 2000 é cheio disso! Aqui temos Glenn Hughes (ex Deep Purple), Derek Sherenian (ex Dream Theater), Joe Bonamassa e Jason Bonham trazendo um Rock Clássico cheio de groove e peso. A The Crow define isso mostrando perfeitamente como a voz do Glenn Hughes envelhece como vinho:

READ  Conheça as 4 bandas de rock anos 90 mais pesadas

Rival Sons

Rival Sons é uma das minhas bandas de Rock Clássico favoritas e certamente representou bem o gênero durante o Rock Anos 2000. E, claro, aqui eu poderia trazer muitas músicas onde a voz do Jay Buchanan traz visceralídade ao som. No entanto, vou a uma que de cara me remeteu ao Black Sabbath ne pegada do álbum 13. Sem mais delongas, ouve só:

Death From Above

Essa é a minha descoberta mais recente da lista e que me encantou na primeira ouvida. Eles têm uma pegada bem stoner, ligeiramente em alta no Rock Anos 2000, e são uma das principais influências do Royal Blood.

O mais engraçado é que, também como o Royal Blood, a banda é composta apenas pelo baterista e baixista. No entanto, a única coisa que me decepcionou neles é que suas apresentações ao vivo não são das melhores. Mas vale (e muito!) ouvir o que foi gravado em estúdio:

The Mars Volta

Representando o Rock Progressivo nessa lista, temos o The Mars Volta! Essa é certamente uma das minhas bandas de Rock Anos 2000 preferidas. E principalmente por mesclar a sonoridade dos EUA com a latina em muitas das suas músicas. E claro, em vááários momentos com bastante peso, como na catártica Inertiatic ESP:

Violator

Representando o Rock Nacional, temos o Violator por aqui. Os brasilienses do Thrash Metal influenciaram bastante o Carminium no Rock Anos 2000. E o peso está extremamente presente em toda a sua discografia, então vou puxar uma música aleatória pra vocês sentirem o gostinho haha:

Além dessas bandas de Rock Anos 2000, eu poderia citar diversas outras com momentos pesados na discografia, tais como Arctic Monkeys e Wolfmother. E a lista ficaria ainda maior se eu fosse puxar aquelas que nasceram antes dessa década e que também continuaram lançando pedradas, tais como:

  • Slipknot;
  • Angra
  • System Of a Down;
  • Alice In Chains;
  • Foo Fighters;
  • Metallica;
  • Sepultura
  • Megadeth;
  • e diversas outras…
READ  Alcest: conheça a onírica, lisérgica e nostálgica banda francesa

Bem, por isso é claro que outros exemplos poderiam facilmente estar aqui. Então, o que você acha? Quais outros nomes do Rock Anos 2000 você adicionaria a essa lista? Comenta aí porque é sempre bom conhecer novas bandas ou relembrar alguma dessa geração (vai que eu esqueci de algo absurdo, né?).

Inclusive, falando de novas bandas, não se esqueça de seguir o Carminium no Instagram! Como dito, muitas influências do Rock Anos 2000 aparecem por ali e eu tenho certeza que você vai curtir 🤘

Cláudio Feitosa

Vocalista e tecladista da Carminium, fã de Rock Clássico, filmes e culinária. Vascaíno sofredor nas horas vagas

Deixe uma resposta

Fechar Menu